quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

E lá se vão 100 anos!

Pois bem.... Hoje na estação ferroviária de Bauru completam-se 100 anos da chegada do primeiro trem da companhia paulista que ocorreu em 18 de fevereiro de 1910.
Pode parecer uma coisa boa, extraordinária para alguns, porém é um acontecimento que para muitos bauruenses marca a vergonha pelo descaso e abandono do prédio principal e das vias férreas que estão na cidade.
Só para quem já esteve lá dentro (experiência que tive em 2008 com alguns colegas da escola e com a ajuda do professor de história Fábio e um antigo trabalhador da ferroviária  o Sr. Roberto que trabalhava com os moldes de madeira) para saber o quão visível é a situação da estação.
Depois de muito tempo, projetos estão sendo lançandos para a revitalização do espaço para abrigar o Museu da Imagem e do Som e o Museu Histórico Municipal.
Aqui ficam as minhas congratulações para a festa:
Parabéns!





***


Divulgação do projeto realizado pelo professor fábio e os alunos:

 Conhecendo a Ferrovia

(19/11/2008)
PROJETO CONHECENDO A FERROVIA: IDENTIFICAÇÃO E LIMPEZA DOS MOLDES DA MODELAGEM DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL.

Nada mais interessante do que ver a história acontecendo na sua frente, ao vivo e a cores. Foi isso o que aconteceu no mês de novembro envolvendo um grupo de jovens alunos do Colégio Fênix/Anglo de Bauru, da 2ª Série do Ensino Médio, que participaram ativamente da história da nossa cidade através do Projeto Conhecendo a Ferrovia.

Após a identificação atuaram na limpeza dos moldes da Ferrovia Noroeste do Brasil sob a coordenação do professor de História Fabio Paride Pallotta e orientação do Ferroviário aposentado Roberto Rodrigues, profundo conhecedor dessa área, pois trabalhava com esses moldes onde eram fundidas peças usadas em locomotivas e vagões.

Os alunos aprofundaram seu conhecimento sob a bela Estação da Cia Paulista de Estrada de Ferro, atual Museu da Imagem e do Som de Bauru (MISB), os armazéns onde estão guardados os moldes; as estações da Estrada de Ferro Sorocabana e a Central e a importância das ferrovias para São Paulo o Brasil e Bauru.

Esse projeto permitiu também aos alunos identificarem quais eram as ferrovias “Cata Café” e por que a Noroeste era considerada estratégica devido a sua ligação com o Estado do Mato Grosso.

Segundo o professor Fábio, "a História deve explorar as potencialidades locais e envolver os alunos nessa viagem no tempo".

O professor ressaltou a importância das informações fornecidas pelo Sr. Roberto Rodrigues, aposentado da Noroeste, que "transmitiu por meio de palavras e ação seu profundo conhecimento sobre a ferrovia aos alunos, propiciando um vigoroso resgate da nossa história ". Também agradece ao apoio da Prefeitura Municipal de Bauru representada pelo Sr. Henrique Perazzi Aquino.

Ainda, agradeceu a parceria com a empresa São Geraldo Tintas, loja da Araújo Leite por fornecer gratuitamente pincéis e subsidiando outros materiais utilizados na restauração.

algumas fotos do projeto:


moldes

Sr. Roberto


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